Lição de casa: uma ferramenta de realização ou um obstáculo?
Os professores deram lição de casa aos alunos ao longo dos tempos. Se a lição de casa é benéfica ou desastrosa para os alunos, é uma questão de debate. Como todo assunto na Terra, existem algumas vantagens e desvantagens do dever de casa –
Prós:
- A lição de casa pode melhorar os hábitos de estudo e, assim, manter uma rotina rigorosa. Os alunos não podem reter todas as informações que aprendem da classe. Eles precisam aplicar o conhecimento de várias maneiras para desenvolver seu quociente de solução de problemas. A lição de casa permite praticar e revisar lições aprendidas anteriormente.
- A lição de casa ajuda os alunos a obter as habilidades críticas necessárias para a vida toda, como gerenciamento de tempo, pensamento crítico, resolução de problemas independente, autonomia, individualidade, controle do estresse, disciplina e responsabilidade.
- A lição de casa ajuda os alunos a fazer planos para executar determinadas tarefas. É preciso organizar as tarefas de acordo com a prioridade e suas habilidades ou interesses para resolver problemas.
- Faz um independente. É preciso fazer anotações, coletar materiais de estudo, seguir as instruções e estudar por conta própria antes que ele possa realmente fazer sua lição de casa.
- Ajuda a melhorar os testes, melhora os resultados e as notas e, em geral, ajuda a aprender e ser produtivo.
- Quando alguém é capaz de resolver o problema, obtém maior confiança, o que os leva ao sucesso.
- Planejamento como gerenciamento de tempo, estabelecimento de metas e outros processos de regulamentação fazem com que se sinta motivado.
- A lição de casa ajuda os pais a acompanhar o progresso de seus filhos. Os pais, portanto, avaliam as fraquezas e vantagens de seus descendentes.
- Os pais também podem perceber se há uma dificuldade de aprendizado inerente ao filho.
Contras:
- Muito trabalho de casa pode levar a estresse desnecessário nos alunos. Pode causar privação do sono, ansiedade ou até depressão.
- Famílias com taxas de renda mais baixas são incapazes de fornecer a seus filhos as ferramentas necessárias para a lição de casa, como canetas e papéis, computadores e conexão à Internet. Eles ainda são incapazes de oferecer aulas particulares para as crianças.
- Um estudo mostra que fazer lição de casa não é a maneira mais eficaz de conseguir algo em jovens estudantes. Além disso, eles precisam desenvolver habilidades que melhoram a vida, em vez de apenas fazer matemática, cálculos e estudos relacionados ao currículo. A tenra idade é a hora de aprender valores e conectividade.
- Os alunos precisam de uma pausa para evitar que a motivação se esgote ou perca a curiosidade e o prazer.
- Muito estresse em fazer a lição de casa pode levar a trapaça. Isso impede que o aluno aprenda adequadamente e também é enganoso.
- Dando uma carga extra de lição de casa, o tempo da família e do entretenimento é necessário para o autodesenvolvimento e o descanso. Se o tempo de lazer não for permitido, as crianças ficarão mal-humoradas e sem graça.
Embora a lição de casa extra possa levar a preocupações e tensões, dar uma pequena quantidade de exercício pode ajudar o aluno e os pais a avaliar a situação e fornecer espaço para melhorar.